top of page
mumuila-4586947_1280.jpg

EXPOSIÇÕES e SEMINÁRIOS

Ao destacar temas de resistência, celebração, espiritualidade e conexão comunitária, "Revelando Raízes", o Terreiro de umbanda Luz de Yorimá busca não apenas documentar, mas também honrar e celebrar a contribuição inestimável da cultura afro-brasileira para a riqueza da nossa sociedade como um todo.

Exposição olhares negros.jpg

Exposição "Olhares Negros" continua no Ponto de Cultura Luz de Yorimá

Exposição "Olhares Negros" e Roda de Conversa "Negros e Negras na Imprensa" em debate no Ponto de Cultura Luz de Yorimá

A Exposição "Olhares Negros" destaca a importância de Gervásio Baptista, Ronaldo de Oliveira e Lecino Ferreira (já falecidos) para a fotojornalismo da capital federal. Também participam da mostra oito fotógrafos negros: Aida Feitosa, Daiane Souza, Luiz Alves, João Viana, Ubirajara Machado, Carlos Moura, Franca Vilarinho e Matheus Alves.

 

Gervásio Baptista, Ronaldo de Oliveira e Lecino Ferreira foram gigantes no fotojornalismo brasiliense, recebendo homenagens póstumas na exposição "Olhares Negros". Artistas que se diferenciam pela preocupação e compromisso com a questão racial.

 

O objetivo do evento é mostrar os olhares de fotógrafos e fotojornalistas negros. A homenagem busca manter viva a memória de Gervásio Baptista, Ronaldo de Oliveira e Lecino Ferreira.

 

Carlos Moura, fotógrafo e curador da mostra, explica que "Inicialmente, a exposição seria para homenagear apenas os fotógrafos falecidos. Porém, a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial fez a sugestão de ampliar o projeto e convidar outros profissionais que têm atuação dentro da comunidade, com a perspectiva da visão de uma pessoa negra. Por isso, ampliamos o grupo de participantes", informa.

 

Moura também destaca a pequena visibilidade de fotógrafos negros e ressalta: "Nossa fotografia é crítica, atenta e comprometida com a questão negra, indígena e com os menos favorecidos. Usamos a cultura como uma contribuição para termos uma sociedade mais justa e igualitária."

 

Na abertura da exposição, no Ponto de Cultura Luz de Yorimá, um espaço de divulgação da cultura afro-brasileira na capital federal, foi realizada uma Roda de Conversa com o tema “Negros e Negras na Imprensa” com a participação dos jornalistas Fausto José, Roberto Rodrigues, Rosane Garcia e Fernanda Duarte. Mãe Leila de Oxossi  e Sionei Ricardo Leão – COJIRA -DF serão os mediadores..

 

Local: Ponto de Cultura Luz de Yorimá

Endereço: SGAN 905 Asa Norte, Brasília – DF

Telefone: 61 982115122

02

Em breve

Exposição Fotográfica Luz de Yorimá

Congá Luz de Yorimá.jpeg
26.PNG

03

Em breve

Seminário Luz de Yorimá

bottom of page