Ponto Cultural Luz de Yorimá abre suas portas para a cultura afro-brasileira
- Luz de Yorimá
- 19 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Brasília, a capital federal do país, agora possui um novo espaço dedicado à cultura afro-brasileira, que ao longo dos anos tem sido tão perseguida ed epreciada em nosso país. Embora ainda esteja em obras de reconstrução física, o Ponto de Cultura Luz de Yorimá - Terreiro da Cabocla Jupiara abriu suas portas para o público do Distrito Federal na primeira Festa Julina de cultura afro-brasileira em Brasília. O evento contou com a participação dos grupos musicais Jongo do Cerrado, Encantaria das Matas e Forró Mandiga.
A realização dessa festa foi possível graças à determinação de Mãe Leila (Mestre Auaracyara), que decidiu transformar o terreiro em um ambiente cultural de difusão e valorização da cultura afro-brasileira.
Expressamos nossa gratidão a todos os envolvidos na organização da festa, que doaram recursos, tempo, talento e muito esforço físico. A produção, promoção e divulgação do evento foram impecáveis, com os ingressos esgotados três dias antes do evento. A decoração proporcionou um toque colorido e especial ao ambiente do terreiro, enquanto os pratos deliciosos da culinária típica foram preparados com muito carinho, e as brincadeiras garantiram a diversão das crianças.
Tudo isso ao som do forró pé de serra do Quarteto Sertão Mandiga; dos pontos cantados ao som dos tambores do grupo Jongo do Cerrado e do trio Encantaria das Matas, expressando o sagrado por meio de ritmos excepcionais extraídos de atabaques, maracás e alfaias. Cada um dos três grupos proporcionou, de maneira especial e característica, a conexão com a ancestralidade africana por meio da música e da dança. Confira os melhores momentos.
Tudo isso ao som do forró pé de serra do Quarteto Sertão Mandiga; dos pontos cantados ao som dos tambores do grupo Jongo do Cerrado e do trio Encantaria das Matas, expressando o sagrado por meio de ritmos excepcionais extraídos de atabaques, maracás e alfaias. Cada um dos três grupos proporcionou, de maneira especial e característica, a conexão com a ancestralidade africana por meio da música e da dança.


Comments