Defensoria realiza Seminário sobre Regularização de Terreiros
- Luz de Yorimá
- 28 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), por intermédio do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (NDH), juntamente com o Coletivo das Yás do Distrito Federal e Entorno, realizará o evento “Regularização de Terreiros de Matriz Africana no Distrito Federal – Panorama atual, desafios e propostas” no dia 26 de abril de 2024.
O evento contou com dois momentos: o seminário preparatório para a reunião pública, das 9h às 12h, com a finalidade de ouvir especialistas na temática, e a reunião pública, que ocorrerá das 14h às 18h.
O encontro estiveram presentes o geógrafo Rafael Sanzio Araújo dos Anjos, formado pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Planejamento Urbano pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB), doutor em Informações Espaciais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), pós-doutor em Cartografia Étnica junto ao AfricaMuseum, em Tervuren, na Bélgica (2007-2008) e primeiro professor titular afrobrasileiro da UnB.
O professor do Departamento de Direito da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Ilzver de Matos Oliveira também estará no encontro. O mestre tem atuação nos temas de ações afirmativas, desenvolvimento sustentável, povos e comunidades tradicionais, desigualdade racial, intolerância religiosa, racismo religioso e políticas públicas.
No período da tarde estiveram presentes representantes do Governo do Distrito Federal e do Governo Federal. Foram iniciadas assumidos compromissos com a abertura de processos de regularização, de ofício, com base nos Terreiros Mapeados no Mapeamento de Terreiro do Distrito Federal.

Commentaires