top of page

NOSSA HISTÓRIA

Mãe Leila e Mãe Vera

História

Luz de Yorimá – Terreiro da Cabocla Jupiara é uma Comunidade Tradicional de Terreiro, estabelecida como associação sem fins lucrativos, cuja história é um enredo de resistência em prol das discriminações estruturais em especial no que tange às questões raciais, de gênero e contra a intolerância religiosa. 


Foi demolido em 2009, pelo órgão de fiscalização do GDF, seis dias após a sanção da Lei Complementar nº 806, que dispõe sobre a regularização fundiária e urbanística das instituições religiosas e de assistência social, enquanto todas as demais edificações ocupantes da mesma área permaneceram intactas.


Atualmente, o Luz de Yorimá – Terreiro da Cabocla Jupiara desenvolve suas atividades religiosas, culturais e de assistência social, cursos, seminários dentre outros eventos. No âmbito cultural, é reconhecido como Ponto de Cultura e promove diversas atividades como rodas de Jongo. 
Foi fundado e dirigido por Mãe Vera no período de 2003 a 2022 que, após sua mudança de domicílio bem como nos termos das diretrizes estatutárias e por designo dos Mentores Espirituais e Orixás, indicou a atual Sacerdotisa, Mãe Leila – Mestra Auaracyara.


Mãe Leila começou sua iniciação na Umbanda Iniciática com Pai Rivas e continua sua jornada sendo filha espiritual de Mãe Maria Elise Rivas. 


Além das atividades religiosas e sacerdotais, Mãe Leila tem larga história de atuação em prol da defesa das Comunidades de Terreiro, da defesa dos Direitos Humanos, em especial, da Laicidade do Estado e Defesa da Diversidade Religiosa. Atuou como Membro do Comitê Distrital da Diversidade Religiosa de 2019-2020 e 2021-2022. 

A SUCESSÃO

No processo de sucessão, além das necessárias mudanças estatutárias, foram realizados rituais de transição. O primeiro deles aconteceu em no terreiro com a entrega simbólica dos Tambores da Luz de Yorimá para Mãe Leila e seus filhos.


Dando continuidade às designações dos Mentores e Orixás, Mãe Leila foi apresentada à Direção do Centro Espírita Umbandista Vovó Cambina dirigida por Mãe Lene, local onde Mãe Vera foi iniciada e carinhosamente chamada de Casa-Mãe.


No dia 20/08/2022,  foi realizada gira no Centro Espírita Vovó Cambina, dirigido por Mãe Lene. Nas palavras de Mãe Leila “Foi um dia histórico. Umbanda é respeito à Ancestralidade. Um ditado africano: Só se levanta para ensinar, quem um dia sentou para aprender. Noutras palavras, ninguém se torna mãe sem ter sido filha.  É um valor importante que precisa ser vivenciado. E Mãe Vera fez isto ao nos levar à sua Casa-Mater. Agradeço muito a Mãe Lene e toda sua comunidade pela receptividade que nos ofereceram. A leveza e felicidade da Gira, mais uma vez, reforça que estamos no caminho estabelecido pela Espiritualidade, que este é o nosso destino e que devemos trabalhar para que seja positivo individual e coletivamente.” 


Desde que assumiu, Mãe Leila recebe apoio de pessoas das Comunidades Tradicionais de Terreiros do Distrito Federal, entre elas registramos a visita do Ogan Luiz Alves no dia 6/2/2023 e da Mãe Ivonete – 13/2/2023. Para além, os seus filhos de santo e a comunidade no Distrito Federal contribuem para eventuais adequações e reforma geral do espaço físico.


No aspecto cultural, mensalmente, realiza Rodas de Jongo em parceria com o grupo Jongo do Cerrado.

REGISTRO HISTÓRICO

SOBRE NÓS

Somos um terreiro de Umbanda, sob a liderança de Mãe Leila - Mestra Auaracyara, filha da Mestra-Raiz da Umbanda Iniciática, Mãe Maria Elise Rivas - Mestra Yamarciê.  

Ninguém é discriminado por questões religiosas, raça, sexo, nacionalidade, cor, opção sexual, idade, condição social, opinião política ou de qualquer outra natureza. Este é o código de ética que rege os membros da nossa Comunidade.

LOCALIZAÇÃO

(61) 9.8211-5122

 

SGAN 905 - Asa Norte,

Brasília - DF, 70297-400

 

contato.luzdeyorima@gmail.com

CONECTE-SECONOSCO

Obrigado pelo envio!

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2023 por ASC

bottom of page